icon clock Leitura 4 min

CSMP aprova homenagem às diretorias da APMP das gestões anterior e atual

Colegiado aderiu de forma unânime à iniciativa do conselheiro Pedro Juliotti; instituições e entidades repercutem em seus canais de comunicação a posse da diretoria da APMP

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) aprovou, em reunião realizada na terça-feira (26/2), uma homenagem às diretorias da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) das gestões anterior (biênio 2017/2018), presidida por José Oswaldo Molineiro, e atual (biênio 2019/2020), presidida por Paulo Penteado Teixeira Junior, que tomou posse em solenidade realizada na sexta-feira, 22/2. A iniciativa foi do conselheiro Pedro de Jesus Juliotti e teve adesão unânime do colegiado.

“Gostaria de fazer um registro pelo sucesso que foi a posse da nova diretoria da APMP. Compareceram inúmeras autoridades estaduais, federais, colegas representantes de várias instituições, o que demonstra o prestígio da nossa entidade de classe”, afirmou Juliotti. “Gostaria de desejar sucesso pra essa nova diretoria e que ela possa dar continuidade ao excelente trabalho feito pela diretoria anterior, comandada pelo nosso colega José Oswaldo Molineiro, a quem, aqui, eu reputo minhas homenagens, pelo excelente trabalho que ele realizou no período o qual ele comandou. Queria render minha homenagem à nova diretoria que assumiu e à diretoria que comandou de forma brilhante a APMP nos dois últimos anos”.

O conselheiro Walter Paulo Sabella, que presidiu a sessão do CSMP como procurador-geral de Justiça interino, acrescentou: “Permita que eu me associe, Dr. Juliotti, à sua manifestação, não só no que toca à gestão do Dr. José Oswaldo Molineiro, que além de meu colega é meu particular amigo de décadas, como também, na esteira do que externou Vossa Excelência, externo à nova diretoria, comandada pelo excelente dirigente classista Paulo Penteado, os votos de um período bastante produtivo e frutífero. Especialmente porque haveremos de cruzar uma etapa pontificada de percalços, de dificuldades a serem vencidas, e é justo pensar que nesse período a classe dos membros do Ministério Público, não só aqui em São Paulo, mas de todo o Brasil, esteja irmanada, unida, na mesma percepção da realidade que ora vivemos. De modo que assim, posicionados com homogeneidade de pensamento e propósito de todo esse quadro, possamos bem resistir aos riscos que se apresentam”.

Olheno Ricardo Scucuglia, secretário do CSMP, comentou: “Gostaria de expressar a minha adesão, também, à manifestação do conselheiro Juliotti. E acredito que posso consignar na ata a adesão de todos os conselheiros”. A manifestação seguinte foi da conselheira Ana Margarida Machado Junqueira Beneduce: “Também gostaria de acrescentar, na esteira do que propôs o Dr. Juliotti, que a solenidade de posse do presidente da nossa Associação demonstrou não só o trabalho realizado pelo Dr. Molineiro, como também o reconhecimento do valor do nosso novo presidente [Paulo Penteado], o respeito, a admiração, demonstrados pelas autoridades que lá estiveram presentes, integrantes do mais alto escalão do Judiciário, do Executivo, federal, integrantes do Legislativo estadual, que estavam lá como representantes da nossa sociedade. Foi uma expressiva votação nessa última eleição [que escolheu a nova diretoria da APMP], então nós ficamos cientes de que não é só o reconhecimento da classe ao valor do Dr. Paulo Penteado, mas que isso extrapola os limites do Ministério Público”.

A corregedora-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, complementou: “Deixo aqui a minha adesão às justas homenagens feitas pelo Dr. Juliotti aos nossos colegas José Oswaldo Molineiro e Paulo Penteado, na certeza de que esta gestão continuará o excelente trabalho que vem sendo feito. E a importância do registro feito aqui pela Dra. Ana, da presença maciça de todas as autoridades na posse do Dr. Paulo, o que vem demonstrar que há muitos setores da sociedade, sim, atentos ao importante trabalho que o Ministério Público realiza. Porque é o nosso trabalho que nos dá força e que nos distingue. A união de todos nós, dentro da instituição, junto com a APMP, seguramente só poderá gerar ainda mais frutos em prol da nossa sociedade”.

REPERCUSSÃO – Diversas instituições e entidades repercutiram em seus canais de comunicação a posse solene da diretoria da APMP [clique em links abaixo]. Entre elas, o MPSP, o Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP), a Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp) e a Associação Paulista de Defensores Públicos (Apadep).

CLIQUE NOS LINKS PARA LER:

“APMP está, mais uma vez, em ótimas mãos”, diz Smanio durante posse de nova diretoria

TJMSP prestigia posse da Associação Paulista do Ministério Público

Associativismo fortalece a cidadania, diz secretário da Justiça na posse da APMP

Nova diretoria da Associação Paulista do Ministério Público é empossada

AMB prestigia posse da nova diretoria da APMP

Relações Institucionais: Apesp prestigia posses da APMP e OAB-SP

Apadep prestigia posse da Diretoria da APMP

Diretoria da APMP do biênio 2019/2020 toma posse em cerimônia no MPSP