icon clock Leitura 2 min

Curso ‘Eleições 2020’ terá palestras sobre propaganda eleitoral e fake news

Evento promovido pela APMP e ESMP, com apoio do Instituto do Legislativo Paulista e da Escola do Parlamento, chega ao terceiro dia

A APMP (Associação Paulista do Ministério Público) e a ESMP (Escola Superior do Ministério Público) realizam, no mês de outubro, quatro seminários virtuais com o tema “Eleições 2020”. Os próximos eventos ocorrerão nos dias 21 e 28 de outubro, quarta-feira, às 18h30. Apoiam o curso o ILP (Instituto do Legislativo Paulista), da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), e a EP (Escola do Parlamento), da CMSP (Câmara Municipal de São Paulo).
Na próxima quarta-feira, dia 21, será o terceiro dia do seminário, trazendo as palestras do professor Alexandre Basílio, sobre propaganda eleitoral, e do diretor do InternetLab Francisco Brito Cruz, sobre fake news. A abertura do evento será realizada pela procuradora chefe da Câmara Municipal de São Paulo, Maria Nazaré Lins Barbosa. Os palestrantes e os temas do dia 28 de outubro serão divulgados oportunamente.

Conheça os palestrantes do dia 21 de outubro

Alexandre Basílio é analista judiciário e assessor do Juízo de Cooperação do TRE-RS. Mestrando em ciência política pela Universidade de Lisboa, bacharel em direito e ciência política, pós-graduado em direito e processo eleitoral e em direito digital e compliance, além de graduando em ciências da computação pela UFPB. Atua como professor, certificado pela Escola Nacional de Magistratura, e palestrante. É membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP).

Francisco Brito Cruz é diretor do InternetLab, centro independente que promove pesquisa multidisciplinar no campo da internet. Doutor e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi pesquisador visitante no Center for Study of Law and Society (Universidade da Califórnia – Berkeley) e participou do Summer Doctoral Program em Ciências Sociais da Universidade de Oxford (Reino Unido). Atua como advogado e pesquisador, além de ser autor de “Novo jogo, velhas regras” (Letramento, 2020) e coautor de “Sobrevivendo nas redes: Guia do Cidadão” (Moderna, 2018), “Direito Eleitoral na Era Digital” (Letramento, 2019) e “A Internet no banco dos réus” (IASP, 2017).

Maria Nazaré Lins Barbosa é procuradora chefe da Câmara Municipal de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Administração Pública e Governo pela FGV/SP.

Data: 21 de outubro, quarta-feira.
Horário: 18h30
Transmissão ao vivo pelo YouTube da APMP
Formulário de inscrição: https://cutt.ly/mfX1jtn