icon clock Leitura 2 min

Diretora da APMP Mulher recebe prêmio na Câmara dos Deputados

A premiação contempla mulheres que contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e em questões do gênero

Maria Gabriela Prado Manssur, uma das diretoras da APMP Mulher, recebeu na manhã da quinta-feira (26/10) o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2017, por meio da Comissão de Defesa de Direitos da Mulher, em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados Federais, em Brasília – DF.

A premiação contempla mulheres que contribuíram para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e em questões do gênero. Também foram agraciadas nesta edição (2017): a advogada Daniela Rodrigues Teixeira; a cantora Elza da Conceição Soares; a médica Marina Kroeff; e a líder comunitária Raimunda Gomes da Silva.

As deputadas Shéridan (PSDB-RR), presidente da comissão, e Laura Carneiro (PMDB-RJ), 1ª vice-presidente do colegiado, solicitantes da sessão, destacaram as homenageadas e o prêmio. “São cinco cidadãs que representam, com brilhantismo e coragem, a necessidade de abrirmos cada vez mais espaço às nossas mulheres”, afirmou Shéridan. “O diploma nos permite homenagear supermulheres e mostrar a importância de mudar a estrutura da sociedade brasileira”, acrescentou Laura Carneiro.

PRIMEIRA DEPUTADA FEDERAL – Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) nasceu na cidade de São Paulo. Médica, escritora e pedagoga, foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Entre 1934 e 1935, participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte. Foi eleita à Câmara dos Deputados pelo Estado de São Paulo em 1934. Durante o mandato, dedicou-se a ações educacionais que contemplassem melhor o tratamento às mulheres e às crianças. Ocupou o cargo até 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso.

(Com informações da Agência Câmara Notícias)