icon clock Leitura 2 min

Diretores da APMP participam de reuniões das comissões nacionais de Mulheres e Aposentados do MP

Os encontros aconteceram em 5/9, em Goiânia (GO), durante as atividades do 23º Congresso Nacional do MP. Gabriel Bittencourt Perez, 2º vice-presidente, e Maria Gabriela Prado Manssur, Diretora da APMP Mulheres, foram os representantes da APMP

A diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) esteve presente e representada nas reuniões das comissões nacionais da Associação Nacional de Membros do Ministério Público (CONAMP), de aposentados e de mulheres, que aconteceram em 5 de setembro, em Goiânia (GO), durante as atividades do 23º Congresso Nacional do MP. Gabriel Bittencourt Perez, 2º vice-presidente, e Maria Gabriela Prado Manssur, Diretora da APMP Mulheres,  participaram dos encontros, que contaram com debates de importantes temas para a classe.

A pauta da reunião da comissão de aposentados tratou de assuntos referentes à organização associativa nos estados e também sobre a manutenção de uma política remuneratória em simetria com o Judiciário. Também foram discutidas estratégias de atuação em relação às proposições que tramitam no parlamento brasileiro, como a reforma da previdência (PEC 06/19).

Já a comissão das mulheres discutiu sobre um questionário proposto às associações afiliadas à CONAMP de identificação do perfil das associadas por estado. Discutiu-se ainda a apresentação ao conselho deliberativo da CONAMP de iniciativas de fomento ao protagonismo de procuradoras e promotoras de Justiça no Ministério Público de todo o país e frente à sociedade civil.

A comissão de mulheres organizou ainda o painel “Equidade de Gênero: Desafios, Conquistas e Perspectivas”, que teve a participação ativa da diretora Maria Gabriela Manssur, e integrou a programação oficial do Congresso Nacional do MP. Presidida pela coordenadora da comissão de mulheres, Nayani Kelly Garcia, a mesa de debates que contou com a presença, além de Gabriela Manssur, das promotoras de Justiça Ivana Farina Navarrete Pena, Ivana Machado Bataglin e Livia Maria Santana Vaz. Durante o painel, dirigentes associativos assinaram uma moção de compromisso em criar comissões e/ou diretorias específicas de mulheres nas afiliadas à CONAMP. As associações que já possuem órgão semelhante, como é o caso da APMP, assinaram o documento firmando o propósito de apoio à causa.