icon clock Leitura 7 min

Diretoria da APMP participa da posse dos Promotores de Justiça do MPSP

Aprovados do 93° Concurso almoçaram no restaurante da Sede Social da APMP e seguiram para sessão solene, que contou com mesa de honra e Membros da banca examinadora em participação virtual

A Diretoria da APMP (Associação Paulista do Ministério Público) representada pelo Presidente Paulo Penteado e pela 1ª Tesoureira Paula Castanheira Lamenza participou da sessão solene da posse dos Promotores de Justiça Substitutos do 93º Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo realizada ontem, 07 de janeiro, no Auditório “Queiroz Filho”, no Edifício Campos Salles, na Sede do MPSP. Antes da cerimônia, os 78 empossandos foram recebidos pelo 1º Secretário Pedro Eduardo de Camargo Elias para almoço no restaurante da Sede Social da APMP.

 

A sessão solene do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça aconteceu em duas etapas, em horários alternados, devido aos protocolos de segurança exigidos devido a pandemia de Covid-19. A composição da mesa de honra contou com o Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo e Presidente do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, Secretário do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça do MPSP Antonio de Pádua Bertone Pereira, Corregedor-Geral do MPSP Motauri Ciocchetti de Souza, Procurador de Justiça e Secretário do Conselho Superior do MPSP José Carlos Cosenzo, Secretário da banca examinadora do 93º Concurso de Ingresso na Carreira do MPSP Sérgio Turra Sobrane, os membros da banca examinadora do 93º Concurso de Ingresso na Carreira do MPSP: Tatiana Viggiani Bicudo, Nilo Spinola Salgado Filho, a advogada e Representante da (OAB) Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo Rosemarie Adalardo Filardi, o Diretor da (ESMP) Escola Superior do MPSP Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, a Vice-Corregedora-Geral do MPSP  Liliana Mercadante Mortari, e o Presidente da Associação Paulista do Ministério Público Paulo Penteado Teixeira Junior.

 

E, ainda, integraram a mesa, os Membros da banca examinadora que participaram da sessão solene de maneira virtual, a Presidente da banca examinadora do 93º Concurso de Ingresso na Carreira do MP Ana Margarida Machado Junqueira Beneduce, o Presidente da banca examinadora do 93º Concurso de Ingresso na Carreira do MP Oscar Mellim Filho, e os membros da da banca examinadora do 93º Concurso de Ingresso na Carreira do MP Waléria Garcelan Loma Garcia e Eduardo Araújo da Silva.

 

O empossando Francisco Elmidio Sabadin dos Santos Talaveira Medina, Promotor de Justiça na 2º Circunscrição Judiciária de São Bernardo do Campo, se pronunciou sobre o cenário atípico gerado pela crise sanitária mundial, justamente durante o processo do 93° Concurso, em março de 2020. Somente superado, segundo ele, graças ao apoio da equipe Ministerial e dos Membros da APMP, que realizam muitas reuniões virtuais, “não mediram esforços para tonar esse momento possível, muito antes desse ato formal como integrantes da família do Ministério Público”, enfatizou. Em entrevista à APMP, Francisco Elmidio Medina salientou, ainda, a expectativa de “retribuir à sociedade do Estado de São Paulo toda a confiança que hoje nos é depositada”.

 

O Presidente da APMP, Paulo Penteado, relembrou os 26 anos de MPSP como se fossem 26 dias, “nossa vida, em determinado momento, passa a ser de reminiscências projetadas para o futuro”, ao fazer referência à sua posse como 2° Vice-Presidente da CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público) em março de 2020 concomitantemente ao resultado do 93° Concurso de Promotores de Justiça e ao agravamento da pandemia. Para Paulo Penteado, “o futuro não chegou, mas estamos transformando a realidade no presente”; em seguida, saudou o Excelentíssimo Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo e Presidente do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça Mário Luiz Sarrubbo pelo empenho e dedicação para a realização da posse presencial. E, ainda, parabenizou os empossados pela conquista, “sejam felizes e levem a Justiça ao povo de São Paulo”.

 

O Diretor da Escola Superior do MPSP Paulo Sérgio de Oliveira e Costa comentou a renovação da Instituição com a chegada dos aprovados. Segundo ele, “todos estão prontos e aptos a serem construtores de soluções justas e pacificadoras para problemas complexos […]. Vocês estão plenamente cientes que o MPSP resulta de um processo civilizatório de anos, décadas e séculos, que nos impõe o dever de zelar pela construção de uma sociedade justa, livre e igualitária […]”.

 

O Procurador de Justiça e Secretário da banca examinadora do 93º Concurso de Ingresso na Carreira do MPSP Sérgio Turra Sobrane enfatizou o trabalho harmônico da Comissão de Concurso, “o comprometimento de todos na colaboração mútua proporcionou agilidade na tomada de decisões para a superação dos imprevistos ocorridos”, pontuou.

 

O Corregedor-Geral do MPSP Motauri Ciocchetti de Souza mencionou a expectativa da Corregedoria-Geral, como Órgão de Gestão Administrativa do MPSP, diante aos empossando: “esperamos o mesmo esforço e dedicação que os trouxe até aqui”, reiterou.

 

No pronunciamento da empossanda Luisa Maffei Costa como Promotora de Justiça na 4º Circunscrição Judiciária de Osasco, considerado pela 1ª Tesoureira da APMP, Paula Castanheira Lamenza, um marco histórico, Luisa dedicou seu discurso às 29 mulheres aprovadas e refletiu acerca do começo da participação feminina no MP, “apenas em 1948, Zuleika Sucupira Kenworthy foi a primeira mulher a ingressar no Ministério Público e permaneceu 8 anos sozinha como Promotora de Justiça. Até 1964 a participação era de 8 mulheres”, pontuou. Em entrevista à APMP, Luisa Maffei Costa comentou sobre a emoção e responsabilidade da sua fala em nome dos aprovados e agradeceu todo o apoio da ESMP, da APMP, e do MPSP. E destacou, ainda, que acredita que “o MP, como Instituição que defende o Regime Democrático e os Direitos Humanos, tem o papel de trazer a discussão da igualdade de gênero para dentro”.

 

O Presidente do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça Mário Luiz Sarrubbo encerrou a solenidade comemorando a posse e agradecendo aos membros da mesa. “Ao nosso Presidente, Paulo Penteado, que tanto tem nos ajudado nesses difíceis momentos”. Cumprimentou, ainda, o Professor e Procurador de Justiça e Ex-Presidente da entidade de classe Hugo Nigro Mazzilli, presente virtualmente. E finalizou aos empossandos, “sejam bem-vindos ao maior Ministério Público da América Latina […]. Todos vocês devem se orgulhar da profissão que escolheram e desta Instituição que os escolheu. Trabalhem, assim, com a humildades dos grandes e a compreensão dos próximos”.

 

Os empossandos presentes do 93° Concurso de Ingresso na Carreira do Ministério Público do Estado de São Paulo foram:

 

Francisco Elmidio Sabadin Dos Santos Talaveira Medina

Marco Antônio Martins Fontes Custodio

Cauã Nogueira De Araújo

Mariana Máris Lessa

Gabriel Careta Do Carmo

Alisson De Lima Maciel

Lucas Maester Colombo

Ana Lúcia Sayuri Watanabe

Lucas Marques De Tavares Oléa

Dalila Carvalho Cirilo

Aluísio De Souza Marcelo

Carlos Leonardo Martins Da Silva

André Mangino Alencar Laranjeiras

Joicy Fernandes Romano

Paola Paixão Jurisato

João Guimarães Cozac

Anna Rubia Nogueira De Santana

Caio César Poltronieri

Daniel Menezes Da Rocha Crioulo

Flávia Tucunduva Da Silva Alves Miguel

Mateus Carvalho Rezende

Alfredo Eduardo Ferreira Rossatti

Rodrigo Alves Gonçalves

Luís Fernando Fantoni

Francisco Antonio Nieri Mattosinho

Rodrigo Nunes Serapião

Jefferson Leandro De Almeida

Patricia Bastos Domingues Passos

Murilo Emerson Manzano Cazelotto

Fernanda Riviera Czimmermann

Raíssa Cesar Molinari

Joaquim De Assis Úrsula Júnior

Mariana Da Fonseca Piccinini

Mayara Cristina Navarro Lippel

André Pereira Da Silva Brunoro

Renata Hatori Nascimento

Alejandro Martins Vargas Gomez

Alan Carlos Reis Silva

Angélica Luiza Rossi Da Costa

Luisa Maffei Costa

João Batista Do Rêgo Júnior

Pedro Javaroni Machado Fonseca

Rodrigo Machado Fonseca

Gabriela Carvalho De Almeida

Raul Agripino Dos Santos Pinto

Thiago Gatti Fernandes

Patrícia Mendonça Barbosa Laport

Pedro Enos Martins De Oliveira Guimarães

Rafael Oliveira De Araújo

Guilherme Rodrigues Batalini

Vinicius Pascueto Amaral

Rafael Viana De Oliveira Vidal

Gabriela Pereira Viannay Belloni

Thiago Alves Duarte Faerman Soares

Yago Lage Belchior

Evelton David Conti Isoppo

Guilherme Peruchi

Danielle Castanheira De Oliveira

Anne Marie Lourenço Karsten

Maurício Llagostera Marchese Rodrigues

Thiago Maciel De Aguiar

Stephanie Okuma

Juliana Carosini

Pedro Dos Reis Ururahy

Pedro José Rocha E Silva

Victória Lichti Neves Martins

Mariana Paes Barreto Scarabel

Caio Bueno Bandeira Lins De Moraes

Cássio Luiz Barbosa De Paula Teixeira

Nayane Cioffi Batagini

André Freitas Luengo

Tais Servilha Ferrari

Alexandre Da Silva Delai

Sandra Moraes De Freitas Montanheiro

Marianny Bittencourt

Rafael Morais De Oliveira

Renan Mendes Rodrigues

Camila Perez Yeda Moreira Dos Santos

      

Confira aqui as fotos do evento.

A sessão solene, em duas partes, pode ser assistida no canal do YouTube do MPSP.