icon clock Leitura 2 min

José Carlos Cosenzo é eleito secretário do Conselho Superior do MP

Tiago Cintra Zarif foi eleito o vice-secretário para o biênio 2020/2021, em reunião realizada nesta terça-feira (dia 7)

Na primeira reunião ordinária do ano, realizada nesta terça-feira (dia 7), o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) elegeu seu novo secretário, o procurador de Justiça José Carlos Cosenzo. Como vice-secretário foi eleito Tiago Cintra Zarif. Cumprindo a Lei Orgânica, foi definido também que as sessões do colegiado terão início, a partir deste ano, às 13 horas. A próxima reunião do CSMP, neste horário, está marcada para o dia 28 de janeiro. A cerimônia de posse dos novos conselheiros ocorrerá no próximo dia 15.

Com a ausência de apenas um conselheiro, Oscar Mellim Filho, as eleições para definição dos novos secretário e vice-secretário tiveram o voto, pela ordem de antiguidade, dos conselheiros Antônio Carlos Fernandes Nery, Tiago Cintra Zarif, Pedro Henrique Demercian, Mônica de Barros Marcondes Desinano, Vidal Serrano Nunes Junior, Luiz Antonio de Oliveira Nusdeo, Arual Martins e José Carlos Cosenzo, da corregedora-geral, Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, e do procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio.

Após empate em 5 votos para cada um dos dois candidatos a secretário, José Carlos Cosenzo e Pedro Henrique Demercian, o PGJ exerceu o voto de minerva escolhendo novamente Cosenzo, que foi eleito. Já a eleição para vice-secretário terminou com 7 votos para Tiago Cintra Zarif e 3 para Arual Martins. O novo secretário, José Carlos Cosenzo, foi presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) por dois mandatos, de 2000 a 2004, e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) também por dois mandatos, de 2006 a 2010.