Mídia repercute Nota de Repúdio da APMP às declarações de Ciro Gomes

Entidade paulista repudiou ‘forma desrespeitosa’ a que ex-ministro se referiu ‘a Membro do Ministério Público e, por consequência, a toda a Instituição’; Conamp e ANPR elogiaram a APMP

A Nota de Repúdio divulgada pela Associação Paulista do Ministério Público (APMP) sobre as declarações que Ciro Gome (ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional) fez na terça-feira (17/7), em evento na capital paulista, teve repercussão na mídia nacional. A entidade paulista repudiou a “forma desrespeitosa” a que o ex-ministro se referiu “a Membro do Ministério Público e, por consequência, a toda a Instituição” durante sabatina realizada no dia 17 de julho pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e a Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) também divulgaram Nota de Repúdio, elogiando a atuação da APMP [clique no link abaixo para acessá-la].

“É inaceitável qualquer referência de baixo calão a Membro do Ministério Público que atua no exercício constitucional de suas prerrogativas e no estrito cumprimento de seu dever. Da mesma forma, o comportamento do referido ex-Ministro atenta não só contra a independência funcional institucional, mas também contra o próprio Estado Democrático de Direito”, diz a Nota de Repúdio da APMP. “Dessa forma, além de repudiar com veemência as gravíssimas declarações, a APMP manifesta seu total apoio ao trabalho dos Promotores de Justiça e ao papel fundamental do Ministério Público, Instituição que, exatamente por cumprir seu mister e suas obrigações na defesa da sociedade, vem sendo alvo de constantes e perigosos ataques”, completa. [Clique no link abaixo para ler a íntegra]

Diversos veículos de comunicação de alcance nacional repercutiram a Nota de Repúdio da APMP, entre eles os sites da revista IstoÉ, do jornal Estadão (matéria de Julia Affonso, reproduzida no blog do Fausto Macedo) e o site da emissora de televisão SBT; os portais de notícias UOL (matéria de Janaina Garcia e Mirthyani Bezerra e nota no blog de Jamildo Melo) e O Antagonista (dos jornalistas Diogo Mainardi e Mário Sabino), além dos blogs dos jornalistas Claudio Tognolli e Jorge Roriz e do site Metrô News. O programa “A Protagonista”, da web TV Gazeta do Povo, apresentado por Madeleine Lacsko, fez a leitura na íntegra da Nota da APMP. Em outros Estados, a divulgação da entidade de classe paulista foi noticiada nos portais Ceará News e Sobral Agora (no território onde o ex-ministro iniciou sua carreira política), Folha de Pernambuco, Leia Mais (Amazonas), Jornal de Floripa e Sul Connection (Santa Catarina) e Estação da Notícia (Brasília), entre outros [clique em links abaixo para acessar as notícias].

A Nota de Repúdio da APMP também foi reproduzida na íntegra pelo site da Conamp e também pelos portais das associações estaduais do Ministério Público da Bahia, do Espírito Santo, do Paraná e do Rio Grande do Sul.

CLIQUE NOS LINKS PARA LER:

Nota de Repúdio da APMP às declarações do ex-ministro Ciro Gomes

Entidades nacionais do Ministério Público repudiam declarações de Ciro Gomes

CLIQUE NOS LINKS PARA LER A REPERCUSSÃO DA NOTA DE REPÚDIO DA APMP:

‘Inaceitável’, reagem promotores após declarações de Ciro sobre promotora (IstoÉ)

‘Inaceitável’, reagem promotores após Ciro Gomes ofender promotora (Estadão)

Ciro Gomes é alvo de atos de repúdio após ofender membro do Ministério Público (UOL)

Associação fala em ‘gravíssimas ameaças’ de Ciro ao MP (Jamildo Melo/UOL)

“É inaceitável qualquer referência de baixo calão” (O Antagonista)

Ciro Gomes ofende promotora de Justiça com palavrão (SBT)

“É inaceitável qualquer referência de baixo calão”, diz Associação (Claudio Tognolli)

Ciro xinga promotora e Associação dos Promotores emite nota de repúdio (Jorge Roriz)