icon clock Leitura 1 min

‘Nós existimos para o público, para os interesses da população e também para o meio ambiente (…)’, ressaltou Paulo Affonso Leme

Promotor de Justiça aposentado foi precursor na defesa do meio ambiente

Na quinta-feira (6/9), o promotor de Justiça aposentado Paulo Affonso Leme Machado, um dos precursores da defesa do meio ambiente no Ministério Público, esteve na Sede Executiva da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), para gravar uma entrevista do Projeto APMP 80 Anos.

Durante a entrevista, Paulo Leme contou como foi criada a lei que normatiza o direito ambiental no Brasil e as proposições de ações civis públicas em casos concretos. O promotor de Justiça aposentado também destacou o papel do Ministério Público frente ao tema. “Eu acho que o Ministério Público tem que ter muita fibra, porque é preciso ter esta coragem moral e institucional de enfrentar grupos poderosos. Claro que não atingimos o ideal no Brasil. Primeiramente, é preciso atitude para conciliar o trabalho no sentido de convencimento das pessoas”, frisou.

Paulo Leme encerrou a entrevista contando sobre o começo de sua carreira no Ministério Público, sobre as passagens em grupos de estudos, sobre sua obra “Direito Ambiental Brasileiro”, e concluiu: “Nós existimos para o público, para os interesses da população e também para os interesses do meio ambiente”.

ASSISTA À ENTREVISTA NA ÍNTEGRA.