icon clock Leitura 3 min

Presidente da APMP participa de reunião da Conamp  e comparece à homenagem à ex-presidente da entidade

Norma Cavalcanti foi a primeira mulher a presidir a Associação e esteve à frente da entidade por dois mandatos, nos biênios de 2014-2016 e de 2016-2018

O presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Penteado Teixeira Junior, prestigiou, nesta quarta-feira (23), homenagem e solenidade de exposição da fotografia da ex-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Norma Angélica Cavalcanti, realizada na sede da entidade nacional, em Brasília. A promotora de Justiça da Bahia foi a primeira mulher a presidir a Associação e esteve à frente da entidade por dois mandatos, nos biênios de 2014-2016 e de 2016-2018.

Durante o evento, a promotora recebeu homenagens do atual presidente da Conamp, Victor Hugo de Azevedo Neto, e do presidente da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Antônio Pereira Duarte. Norma lembrou que grande parte da história do MP brasileiro passou pela Conamp. “Sai muito maior com o trabalho realizado na Conamp, que me fez crescer como mulher e promotora “, disse.

Além dos presidentes de associações estaduais do MP, que compõem o conselho deliberativo da Conamp, participaram a ex-procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a ex-senadora Ana Amélia, a vice-presidente de Direitos Humanos da AMB, Julianne Marques, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) e coordenador da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas), Ângelo Fabiano da Costa; da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Fábio George Cruz da Nobreza; da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Trajano Sousa de Melo; e da Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Antônio Pereira Duarte. Também prestigiaram o evento ex-presidentes da CONAMP, procuradores-gerais de Justiça, membros dos Ministérios Públicos de todo o país, conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Currículo

A promotora de justiça Norma Cavalcanti iniciou carreira no Ministério Público da Bahia em 1992 e é titular da Vara de Tóxicos e Entorpecentes de Salvador. Norma Cavalcanti é formada em Direito pela Faculdade Católica de Salvador com especialização em Processo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de presidir a Conamp, ela também esteve à frente da Associação do MP-BA por três vezes e já coordenou o Centro de Apoio das Promotorias Criminais da Bahia (CAOCRIM).

Reunião da Conamp

Durante sua estada em Brasília, o presidente da APMP também participou da XVIII Reunião do Conselho Deliberativo da entidade nacional, realizada na tarde da mesma data, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Durante o encontro, foram discutidas diversas matérias de interesse da classe e institucional, entre eles, a Campanha de Valorização do Ministério Público lançado pela Conamp contra a Lei de Abuso de Autoridade, a Reforma do Código Comercial Reforma da Previdência e a inclusão de membros no MP nos Tribunais Eleitorais.