icon clock Leitura 3 min

Procurador-Geral é reconduzido para comandar MPC do Tribunal de Contas

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas Thiago Pinheiro Lima permanece no cargo por mais dois anos

O Procurador-Geral do Ministério Público de Contas (MPC) junto ao TCE-SP, Thiago Pinheiro Lima, foi reconduzido, por meio de Decreto do Governador e a posse foi durante a 9.a sessão ordinária do Tribunal Pleno desta quarta-feira (31).

É primeira vez que a solenidade de posse do Chefe do Órgão Ministerial foi realizada em ambiente virtual, por videoconferência. A Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Conselheira Cristiana de Castro Moraes, abriu a cerimônia de recondução do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Thiago Pinheiro Lima, para exercer a mesma função durante o biênio de 2021-2023.

No ato, o Secretário-Diretor Geral da Corte de Contas paulista, Dr. Sérgio Ciquera Rossi, fez a leitura do termo de posse.

Ao parabenizar o Procurador- Geral  reconduzido, a Presidente do TCE- SP enalteceu o “conhecimento jurídico do  Dr. Pinheiro Lima, que  tem atuado à frente do MPC-SP dentro do conceito de sinergia, fundamental para o exercício pleno de uma tarefa tão complexa, que é do  controle externo, onde cada contribuição é parcela de um todo que é empregada em favor da melhoria da administração pública”. A Conselheira também ressaltou a importância do Ministério Público de Contas como um parceiro essencial para a Corte de Contas e enalteceu o “debate franco e harmonioso” inerente à personalidade do Procurador-Geral, ao desejar exitosa gestão.

O evento on-line também contou com a presença do Vice-Presidente do TCESP, Dimas Ramalho, do Conselheiro-Corregedor, Sidney Estanislau Beraldo, dos Conselheiros Antonio Roque Citadini, Edgard Camargo Rodrigues e Renato Martins Costa, da Auditora-Substituta de Conselheiro, Silvia Monteiro, dos Procuradores do Ministério Público de Contas, Rafael Neubern, Élida Graziane Pinto, José Mendes Neto, Celso Augusto Matuck Feres Junior, João Paulo Giordano Fontes, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, Renata Constante Cestari e do Procurador da Fazenda Estadual, Denis Dela Vedova Gomes.

Em  discurso de improviso,  Thiago Pinheiro Lima agradeceu o apoio e o acolhimento recebido por todos os Conselheiros, durante a gestão anterior. Também enfatizou a receptividade e parceria do Corpo de Auditores, dos Diretores, dos Chefes de Gabinetes, dos Gerentes, e especialmente do Colégio de Procuradores e servidores que atuam no MPC-SP. 

 O Procurador-Geral de Contas falou sobre a ‘gratidão’, sentimento que move sua vida todos os dias. “A felicidade não é um ponto de chegada, é um modo pelo qual encaramos a vida e conseguimos caminhar diariamente”, complementou.

Formado em Direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho (ICF), é especialista em Direito Municipal, tendo concluído seus estudos pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP).

Thiago Pinheiro Lima foi Analista Judiciário e Titular de Cartório Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Pará e no de São Paulo. Em 2012 tornou-se Procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, onde ingressou por concurso público e, em  2019, assumiu o comando do órgão.