icon clock Leitura 2 min

Procurador Marrey apresenta relatório ao Conselho Permanente da OEA em Honduras

Atuação do procurador frente à Missão foi elogiada pelos embaixadores do Brasil, Canadá e Estados Unidos e pelo secretário-geral da OEA

O procurador de Justiça Luiz Antônio Guimarães Marrey, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), apresentou nesta quarta-feira, 15, o relatório da Missão de Apoio ao Combate à Corrupção e de Impunidade ao Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Honduras. A atuação de Marrey frente à Missão foi elogiada na sessão pelos embaixadores do Brasil, Canadá e Estados Unidos e pelo secretário-geral da OEA, Luiz Almagro. A presença do procurador paulista na Missão termina dia 30 de junho.

O Conselho Permanente da OEA é seu órgão máximo e compõe-se de um representante de cada Estado-membro, todos embaixadores, e reúne-se regularmente em Washington, Estados Unidos. Ademais, executa as decisões da Assembleia Geral e exerce importantes funções políticas em conformidade com a Carta Democrática Interamericana, além de servir como um fórum político de discussão.

Luiz Antônio Guimarães Marrey foi procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo por três mandatos (1996/1998, 1998/2000 e 2002/2004). Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ingressou no MPSP em 1980. Integrou o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) no biênio 1994/1995 e presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais de Justiça (CNPG) em 1997.

Foi chefe de gabinete e diretor-geral do Departamento de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça (1986/1988) e membro do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (1989). Ocupou o cargo de Secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo (2005/2006) e foi secretário de Justiça e da Casa Civil do Estado de São Paulo.