icon clock Leitura 1 min

Promotor de Justiça publica artigo no site do jornal ‘Folha de S.Paulo’

Roberto Livianu aborda no texto a queda do Brasil no índice da Transparência Internacional

O artigo “O rastro de sangue e destruição da corrupção”, de autoria do promotor de Justiça Roberto Livianu, foi publicado pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” nesta quarta-feira (30). O texto aborda a queda do Brasil no índice de percepção da corrupção (IPC) da Transparência Internacional, agora ocupando a posição 105 (de 180 países), “ao mesmo tempo em que somos a nona economia do globo e o nono país mais desigual do mundo”.

O texto observa: “Caímos mais nove posições em relação ao ano passado e vemos mais distantes Uruguai (26) e Chile (29). Com 35 pontos, distanciamo-nos da média mundial de 43,1 e ainda mais do patamar intermediário minimamente desejável de 50 pontos. Não serve de consolo, mas estamos acompanhados de 2/3 dos países, abaixo desse patamar. O controle da corrupção falha no mundo”.

Prossegue o artigo: “A corrupção deteriora o ambiente de negócios ao dar prevalência ao submundo do crime, à deslealdade das fraudes, à injustiça do abuso do poder e à tragédia da opacidade”. E conclui: “O Estado precisa dar respostas potentes no controle da corrupção, sufocando o crime organizado e bloqueando esconderijos para corruptos oferecidos pela Constituição e pelas leis”.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO ARTIGO DO PROMOTOR DE JUSTIÇA ROBERTO LIVIANU