icon clock Leitura 2 min

Promotora de Justiça é premiada com Diploma Carlota Pereira de Queirós

Gabriela Manssur, uma das diretoras da APMP Mulher, receberá o prêmio no dia 26 de outubro

Em eleição realizada na quarta-feira (20/09), a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados escolheu as cinco premiadas na edição deste ano do Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. Dentre elas, encontra-se a promotora de Justiça Maria Gabriela Prado Manssur, uma das diretoras da APMP Mulher.

“Quando as mulheres se unem, coisas extraordinárias acontecem”, disse Gabriela. Além de Gabriela, foram escolhidas a advogada Daniela Rodrigues Teixeira, a cantora Elza da Conceição Soares, a médica Marina Kroeff e a líder comunitária Raimunda Gomes da Silva.Desde a primeira edição do prêmio, em 2004, a Câmara dos Deputados já agraciou 30 mulheres.A entrega da premiação está marcada para o dia 26 de outubro.

Primeira deputada federal – Carlota Pereira de Queirós (1892-1982) nasceu na cidade de São Paulo. Médica, escritora, pedagoga e política, foi a primeira mulher brasileira a votar e ser eleita deputada federal. Entre 1934 e 1935, participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte. Foi eleita pelo Estado de São Paulo em 1934. Seu mandato, em defesa da mulher e das crianças, foi dedicado a ações educacionais que contemplassem melhor o tratamento às mulheres. Ocupou seu cargo até 1937, quando Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional.

Histórico da premiação – O Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós foi criado por meio da Resolução 3, de 2003, e destina-se a premiar mulheres que, no País, tenham contribuído para o pleno exercício da cidadania, na defesa dos direitos da mulher e questões do gênero.
Com a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a indicação para o Diploma Carlota Pereira de Queirós passou a ser competência deste colegiado da Câmara.

(Com informações da Agência Câmara Notícias)