icon clock Leitura 2 min

Renato Kim Barbosa despede-se da Diretoria da APMP

Brilhantismo e combatividade marcaram os 4 anos de atuação

Renato Kim Barbosa ocupou a posição de 1º Tesoureiro nos biênios 2017/2018 e 2019/2020, mas a atuação do Diretor na APMP teve início na gestão 2013/2014, quando ocupou o cargo de Diretor Titular do Conselho Administrativo da Regional de Araçatuba. Já entre 2015/2016 ele acumulou o cargo de Diretor Suplente do Conselho Administrativo da Regional de Guarulhos e Diretor de Apoio aos Substitutos. Sempre atuante, esteve presente na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e no Congresso Nacional em inúmeras ocasiões batalhando pela manutenção dos direitos dos membros do Ministério Público e contra a desvalorização da carreira. Como Tesoureiro, sua passagem foi pautada pela redução de despesas e aumento significativo das finanças associativas. Segundo o Presidente da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior, “a entidade de classe reconhece todo o trabalho desenvolvido ao longo dos anos e se orgulha em contar com alguém com tanta competência e dedicação na Diretoria, atuando em prol do Ministério Público de São Paulo, do Ministério Público brasileiro e da sociedade”.

Marcada pela combatividade, ativismo e rigor, sua passagem pelo mundo associativo ultrapassou os limites estaduais, se fazendo presente em Brasília, palco de inúmeros embates em defesa das prerrogativas da Classe. Sua atuação marcante rendeu o cargo de Assessor Especial na CONAMP (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público). A solenidade de nomeação aconteceu em 21 de setembro, conduzida pelo Presidente da entidade, Manoel Murrieta, que na ocasião enalteceu a atuação de Renato Kim. “Sem vacilar, sem titubear, quando necessário Kim estava presente, madrugada adentro, para escrever notas técnicas de grande esmero e discutir questões de maior relevância. Kim é um exército de um homem só”, ressaltou.

A APMP agradece, em nome da Diretoria e dos Associados, o labor incansável de Renato Kim Barbosa ao longo desses últimos quatro anos.

Confira os depoimentos em homenagem ao Renato Kim Barbosa aqui.