icon clock Leitura 1 min

Reunião no Ministério Público de São Paulo aborda ataques virtuais a jornalistas

Procurador de Justiça Paulo Marco Ferreira Lima, coordenador do Núcleo de Combate à Criminalidade Cibernética, recebeu dirigentes do Sindicato dos Jornalistas

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) sediou na quinta-feira (14) uma reunião que abordou ataques virtuais a jornalistas. O procurador de Justiça Paulo Marco Ferreira Lima, coordenador do Núcleo de Combate à Criminalidade Cibernética da instituição, recebeu representantes do Sindicato dos Jornalistas: o presidente, Paulo Zocchi, e o advogado da entidade, Raphael Maia. Também estava presente Enzo Ferrari, servidor do núcleo.

Os representantes sindicais trouxeram ao procurador de Justiça a preocupação dos jornalistas com ataques cada vez mais frequentes que os profissionais de imprensa sofrem nas redes sociais. Levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgado no mês passado aponta que, nas agressões virtuais, 91% são exposições indevidas, quando agressores compartilham fotos e/ou perfis de jornalistas, incentivando ondas de ofensas.

Na Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Paulo Marco Ferreira Lima é um dos diretores do Departamento de Informática. Em 2018, o procurador de Justiça idealizou e organizou, em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a cartilha “Engenharia Social”, com o objetivo de fornecer informações e dados para a população evitar condutas perigosas que facilitem a ação de criminosos que agem por meio da internet.

(Com informações e foto da Assessoria de Imprensa do MPSP)