icon clock Leitura 2 min

Tereza Exner toma posse como corregedora-geral do MPSP

Procuradora de Justiça é a primeira mulher a assumir a função na instituição; APMP foi representada por sua 1ª vice-presidente, Paula Castanheira Lamenza

A procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner tomou posse como corregedora-geral do Ministério Público de São Paulo na quarta-feira (16), em solenidade realizada no Auditório Queiroz Filho, no edifício-sede do Ministério Público de São Paulo. A corregedora-geral e seu vice, Motauri Ciochetti de Souza, exercem mandato no biênio de 2019-2020.

A corregedora-geral é formada pela Universidade de São Paulo, em 1985. Iniciou sua carreira no Ministério Público em março de 1987, na Promotoria de Justiça de Vargem Grande do Sul, e é procuradora de Justiça desde abril de 2009. Foi integrante eleita do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça e há quatro anos ocupa o cargo de vice-corregedora-geral. Em seu discurso, a empossada agradeceu aos presentes e destacou os desafios da função. “Estaremos sempre juntos para servir à sociedade e, sobremaneira, à população paulista”, concluiu.

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) foi representada, na ocasião, por sua 1ª vice-presidente, Paula Castanheira Lamenza. Após as saudações, a diretora da APMP ressaltou a importância dessa posse: “Gostaria de registrar o nosso júbilo pela posse dos colegas brilhantes”. “É um prazer inenarrável termos a primeira mulher à frente da nossa Corregedoria”, frisou. Esta é a primeira vez na história do Ministério Público de São Paulo em que uma mulher assume a chefia da Corregedoria-Geral, cujo papel é fiscalizar as atividades desempenhadas pelos integrantes da instituição.

A cerimônia contou com a presença de autoridades dos três poderes, além de integrantes do Ministério Público, advogados, policiais e familiares dos empossados. Após a solenidade, foi oferecido um coquetel na Sede Social da APMP.

ÓRGÃO ESPECIAL – Em reunião realizada no mesmo dia (16), o Órgão Especial (OE) do Colégio de Procuradores de Justiça debateu a prioridade de pagamento de créditos aos idosos, cujo tema foi abordado pelo procurador de Justiça Sergio Neves Coelho. O procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio, que preside o colegiado, salientou que “o requerimento está andando na Procuradoria. Assim que for possível, daremos uma solução”. Durante a reunião do OE, também foi aprovada a nomenclaturação de novo cargo para a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Capital (Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos) e foram aprovadas as redistribuições de atribuições das Promotorias de Justiça de Indaiatuba, Jales, Limeira, Paulínia e do I Tribunal do Júri.

CLIQUE AQUI PARA VER AS FOTOS DA CERIMÔNIA DE POSSE E DO COQUETEL

ASSISTA NA ÍNTEGRA AO VÍDEO COM A FALA DA CORREGEDORA-GERAL

ASSISTA NA ÍNTEGRA AO VÍDEO COM A FALA DA 1ª VICE-PRESIDENTE DA APMP

ASSISTA AOS DEPOIMENTOS NO VÍDEO ABAIXO