icon clock Leitura 3 min

Webinar internacional da APMP recebe Suécia e Emirados Árabes Unidos

Evento com representantes consulares acontece na próxima terça-feira (4)

A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) promove na próxima terça-feira (4), às 18h30, o webinar “Combate à pandemia de covid-19 em cada país”. O evento, que teve a parte inicial realizada na última terça-feira (28), abordará as estratégias e dificuldades no combate ao novo coronavírus na Suécia e nos Emirados Árabes Unidos.

O webinar conta com a participação do cônsul-geral da Suécia em São Paulo, Renato Pacheco e Silva Bacellar Neto, e do pesquisador econômico do Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, George Ramos. Eles apresentarão as experiências dos respectivos países no combate à pandemia. Os debates ficarão a cargo da professora Maristela Basso, do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), e do presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público de Portugal, António Ventinhas. A abertura do evento será realizada pelo presidente da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior.

O primeiro dia de webinar trouxe como palestrantes o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento, e o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi. O presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, foi o debatedor, e o presidente da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior, realizou a abertura. Assista ao vídeo no canal da APMP no Youtube.

Conheça os palestrantes e debatedores

Renato Pacheco e Silva Bacellar Neto é cônsul-geral honorário da Suécia desde 2012 e também sócio-fundador do escritório de advocacia Pacheco Neto, Sanden e Teisseire, vice-presidente do Yingke Global Alliance, em Beijing, diretor da Alliuris, Aliança Jurídica de Cooperação Internacional em diversos países, presidente da CAE-Eurocâmaras (Câmara de Arbitragem), em São Paulo, e ex-presidente do EBO Wordwide Network asbl, em Bruxelas (2015 – 2019). Além de ter sido diretor jurídico da SwedCham (2005 – 2019) e membro do Conselho de Comércio Exterior da Dinamarca (2013 – 2018), foi condecorado por SM Rei Carl XVI Gustaf, em 2019, com a Ordem Real da Estrela Polar.

George Humberto Ramos, pesquisador econômico do Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo desde 2014, é bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui pós-graduação em História Econômica do Sul do Brasil e Países do Cone Sul, pela mesma instituição. Entre 2012 e 2014 dedicou-se ao ensino de inglês e atuou como intérprete e tradutor. Foi oficial de Cultura e Comércio na Embaixada da República Federativa do Brasil, entre 2005 e 2012. Também atuou na Universidade das Índias Ocidentais (UWI), em Trinidad e Tobago, como instrutor de Língua Estrangeira, entre 1999 e 2004.

Maristela Basso é professora de Direito Internacional da USP, doutora em Direito Internacional e livre-docente em Direito Internacional pela USP. Integra a lista de árbitros brasileiros do Sistema de Solução de Controvérsias do Mercosul e a lista de painelistas especialistas em propriedade intelectual do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio. Além disso, faz parte de diversas instituições e câmaras arbitrais no Brasil e no exterior, como a CAM/CCBC, onde também exerceu o cargo de vice-presidente. Recentemente recebeu do American Biographical Institute a Golden Medal 2010, e em 2011 seu nome foi incluído no Who´s Who Legal. É também professora da Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual OMPI-WIPO Genebra e membro maior da Inter American Bar Association, da The American Society of International Law, do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro e da International Law Association.

António Ventinhas é presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público de Portugal, única associação de promotores e procuradores do país. Procurador da República, formador de magistrados nos tribunais, foi membro do Conselho Superior do Ministério Público, além de ter sido conferencista em diversos países. É uma fonte reconhecida nos meios de comunicação portugueses, sempre presente em entrevistas para TV, rádio, jornal e sites de informação, abordando questões relativas à Justiça.

Data: 4 de agosto – terça-feira
Horário: 18h30
Transmissão ao vivo: youtube.com/apmp_sp/live
Formulário de inscrição: https://cutt.ly/HpwVsrg
Apoio: Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Consulado-Geral da Suécia em São Paulo, Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo.