Presidente Molineiro participa da abertura do Congresso de Meio Ambiente do MPSP em Campinas
Evento organizado pela Escola Superior do Ministério Público contou com apoio da APMP
O 22º Congresso de Meio Ambiente e 16º Congresso de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo tiveram início na quinta-feira (18/10) na cidade de Campinas. O presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), José Oswaldo Molineiro, participou da abertura dos Congressos, de iniciativa da Escola Superior do Ministério Público. “Tendências Contemporâneas para a Efetividade das Leis de Proteção Ambiental e Urbanísticas” foi o tema do evento, que reuniu membros e servidores do Ministério Público e do Poder Judiciário, advogados, autoridades militares e representantes da sociedade. Também representou a APMP na ocasião o 1º secretário da entidade de classe, Paulo Penteado Teixeira Junior.
Na abertura do evento, o presidente Molineiro ressaltou a satisfação da entidade de classe em contribuir com a realização do Congresso. “Ficamos muito felizes em contribuir para a realização deste evento, pois se constrói um futuro, por meio da união de esforços do Ministério Público com outras instituições pelo mesmo fim, o de prestar à sociedade um efetivo serviço de qualidade”, afirmou.
Já o diretor da Escola Superior do Ministério Público, Antonio Carlos da Ponte, destacou a importância do Congresso para uma atuação mais efetiva na área do Meio Ambiente. Ele também acrescentou que essa área está diretamente ligada à proteção da saúde da população, principalmente das pessoas mais humildes. “Falar de Meio Ambiente é falar sobre saúde. O Ministério Público, por disposição constitucional, não tem a faculdade, mas a obrigação de demandar em prol de todos, em especial das pessoas mais humildes, para construir uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou.
Também participaram da abertura do evento o procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Poggio Smanio; o corregedor-geral, Paulo Garrido de Paula; o coordenador do CAO Cível, Tiago Cintra Zarif,; o procurador de Justiça José Roberto Rochel, integrante do Conselho Superior do Ministério Público; a coordenadora do CAEx, Mylene Comploier; o secretário adjunto Estadual do Meio Ambiente, Marcelo Donabella Bastos Elias; o secretário municipal de Meio Ambiente de Campinas, Rogério Menezes; o desembargador Marcelo Martins Berthe; e o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar Ambiental, tenente–coronel PM Cássio Araújo de Freitas.
O apoio da APMP ao evento foi elogiado e agradecido, na manhã desta terça-feira (23/10), durante reunião ordinária do Conselho Superior do Ministério Público. A menção foi feita pelo conselheiro José Roberto Rochel, com extenso trabalho na área do Meio Ambiente, que também participou da abertura do evento.