icon clock Leitura 2 min

Programa TransplantAR, idealizado por Eudes Quintino, vence Prêmio Innovare 2025 – Categoria Justiça e Cidadania

Premiação foi ontem (03/12), em cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal (STF)

 

O Programa TransplantAR, parceria entre o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA), a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, e o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi vencedor da Categoria Justiça e Cidadania do Prêmio Innovare de 2025. A cerimônia de premiação aconteceu ontem (03/12) no Supremo Tribunal Federal e o Promotor de Justiça aposentado e Escritor Eudes Quintino de Oliveira Junior recebeu o troféu das mãos do Ministro Alexandre de Moraes.

Chefe de Gabinete da Secretaria da Saúde, Eudes Quintino é o idealizador, tendo o Médico Ronaldo Honorato Barros dos Santos e o Piloto Francisco de Assis Souza Campos Lyra como responsáveis pelo TransplantAr. Pelo programa, proprietários de aeronaves privadas podem doar horas de voo para apoiar a captação e o deslocamento de equipes médicas e órgãos destinados a transplantes, ampliando a chance de sucesso na realização dos procedimentos cirúrgicos.

Por meio do programa, já foram transplantados mais de 74 órgãos, sendo 46 corações, 14 pulmões, 13 fígados e um pâncreas. Responsável por 31% de todos os procedimentos realizados no país, São Paulo segue como referência nacional na área. Até o mês de outubro, foram realizados 6.641 transplantes em todo o estado.

Nesta 22a. edição do Innovare, 702 práticas foram visitadas pelos consultores Innovare e DataFolha e analisadas pelos membros da Comissão Julgadora.

Criado em 2004, o Innovare premia as melhores práticas criadas por advogados, defensores públicos, promotores e magistrados para aprimorar o sistema de justiça brasileiro.