Retrato de Tereza Exner passa a compor Galeria de Retratos dos Corregedores-Gerais do MPSP
Solenidade de Inauguração do Retrato da Procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner aconteceu nesta quarta-feira, 11/08
Na tarde desta quarta-feira, 11/08, aconteceu a solenidade de Inauguração do Retrato da Procuradora de Justiça Tereza Cristina Maldonado Katurchi Exner, que passa a compor a Galeria de Retratos dos Corregedores-Gerais do Ministério Público de São Paulo. Tereza Cristina Exner foi Corregedora-Geral do MPSP no biênio 2019-2020. A diretoria da Associação Paulista do Ministério Público (APMP) esteve presente na solenidade, representada pelo 1º Vice-Presidente, Gabriel Bittencourt Perez, e pela 1ª Tesoureira da APMP, Paula Castanheira Lamenza.
O palco da Galeria de Retratos dos Corregedores-Gerais do MPSP contou ainda com a presença do Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, do Desembargador Walter César Incontri Exner, do Corregedor-Geral do MPSP, Motauri Ciocchetti de Souza, da Vice-Corregedora-Geral, Liliana Mercadante Mortari, do Secretário do Conselho Superior do MPSP, José Carlos Cosenzo, e do Presidente da Comissão Processante Permanente dos membros do MPSP, Paulo Sérgio Puerta dos Santos.
O Corregedor-Geral, Motauri Ciocchetti, lembrou que Tereza Cristina Exner foi a primeira mulher a exercer um cargo na administração superior do Ministério Público de São Paulo. Ciocchetti disse que Tereza trouxe para a Corregedoria a sua visão humanista e lembrou que ela atuou com “senso de justiça, equilíbrio, ponderação e empatia”. O atual Corregedor-Geral leu ainda uma carta dos assessores da Corregedoria-Geral parabenizando a atuação da homenageada.
A Procuradora de Justiça Tereza Exner agradeceu a todos os assessores e afirmou que “a soma de diferenças gera potenciais extraordinários, e propiciam um aprendizado profícuo, variado e abrangente”. Ela comentou também a enorme honra de ser a primeira mulher eleita para essa função, mas que essa oportunidade “trouxe consigo uma elevada responsabilidade”. A Procuradora recordou sobre as transformações e os desafios trazidos pela pandemia, já que, segundo ela, “toda a forma de atuação a que estávamos acostumados foi subitamente transformada”.
O Procurador-Geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mário Luiz Sarrubbo, agradeceu ao legado que a Procuradora de Justiça Tereza Cristina Exner deixa ao MP de São Paulo e comentou sobre o futuro dela na instituição. “A jornada da Doutora Tereza Cristina Exner nessa instituição terá uma longa estrada”, afirmou Sarrubbo.
A Vice-Corregedora-Geral, Liliana Mercadante Mortari, disse que conhece Tereza Exner há 40 anos e que sua competência e a maneira como conduziu a Corregedoria serão um legado que “por muito tempo permanecerá”.
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do MP de São Paulo no YouTube, no link: https://www.youtube.com/watch?v=XCKdjz35ias