icon clock Leitura 3 min

Terceiro dia do I Congresso Internacional de Igualdade de Gênero conta com 8 palestrantes

Congresso foi composto por duas mesas, que trataram dos temas “Tutela Internacional das Vítimas e Igualdade de Gênero nas Instituições” e “Justiça, Gênero e Direitos Humanos”

O terceiro dia do I Congresso Internacional de Igualdade de Gênero aconteceu nesta segunda-feira, 7/3, e contou com oito palestras divididas em duas mesas, uma realizada pela manhã e outra no período da noite. O evento teve como presidentes das mesas as Promotoras de Justiça do MPSP Celeste Leite dos Santos, Vanessa Almeida e Mylene Comploier e a Procuradora de Justiça do MPSP Valderez Abbud.

A primeira mesa do dia aconteceu às 10h e teve como temática a “Tutela Internacional das Vítimas e Igualdade de Gênero nas Instituições”. Já a mesa de abertura foi composta pelas Promotoras de Justiça do MPSP Celeste Leite dos Santos e Vanessa Almeida, e pelo Procurador de Justiça Militar Marcelo Weitzel, que atualmente é Membro Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e já foi Corregedor Nacional do MP.

A mesa da manhã contou com a palestra “As Vítimas nas Cortes Internacionais”, com a Desembargadora Federal Sylvia Steiner, ex-Juíza do Tribunal Penal Internacional, e com a palestra “Igualdade de gênero no Ministério Público Brasileiro e Europeu”, com a advogada e pesquisadora Antónia Martin Barradas, Doutora em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI pela Universidade de Coimbra (Portugal).

A segunda mesa começou às 18h, com abertura realizada pela Coordenadora de gabinete na Câmara Municipal de São Paulo, jornalista Léo Áquilla, e pela Coordenadora do Grupo de Estudo de Gênero, Celeste Leite dos Santos. O terceiro dia de evento ainda contou com a participação da Primeira-Dama da cidade de São Paulo, empresária Regina Nunes. A Deputada Federal Margarete Coelho palestrou sobre o tema “Violência política e violência institucional”. A ex-Subprocuradora-Geral da República Ela Wiecko tratou do tema “Recomendação n°35 do comitê CEDAW”. Já a Presidente do Sindicato dos Policiais Federais de São Paulo e Diretora da Mulher da Federação Nacional dos Policiais Federais, Susanna do Val More, abordou o tema “Estatuto da vítima: importância e ações possíveis”.

O evento teve continuidade com a Presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais (ABEC) e Coordenadora da Rede de Apoio, Elisiana Trilha Castro, e com o Coordenador da Rede de Apoio COVID-19, Danilo Cesar, que dissertaram sobre “Dia Nacional e Memória das vítimas da COVID-19”. Em seguida, a Vice-Presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ), Alice Bianchini, palestrou sobre “A Lei Maria da Penha na Perspectiva do Direito Internacional dos Direitos Humanos”. O terceiro dia de congresso foi concluído com a palestra da Advogada e Sócia fundadora do escritório Araújo Recchia Santos Sociedade de Advogadas, Priscila Pamela Santos, sobre “Racismo e ausência de política de igualdade de oportunidades para mulheres nas instituições”.

As inscrições para o último dia do Congresso podem ser realizadas pelo link: https://cutt.ly/kPyRF4w

Link do YouTube terceiro dia parte I: https://www.youtube.com/watch?v=f_ov_fhFqN4

Link do YouTube terceiro dia parte II: https://www.youtube.com/watch?v=yLZRTeJY-Hg