icon clock Leitura 2 min
Tags: #APMP

Crônica de Walter Sabella é premiada em concurso literário nacional “Prata da Casa”

O Procurador de Justiça do MPSP também foi finalista na categoria poesia

 

A Casa Brasileira de Livros anunciou ontem (09/07) a lista de vencedores da 2ª Edição do Prêmio Prata da Casa, concurso literário nacional para contos, poemas e crônicas e o Procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MPSP) Walter Paulo Sabella ficou em segundo lugar na categoria Crônica, com o título “A Oficina”, dentre os mais de 7.800 inscritos.

Ex-Presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), biênio 1992/94, Sabella também aparece entre os cinco finalistas do “Prata da Casa 2025”, categoria Poesia, com o poema “Recomeço”, sendo o único autor a figurar como finalista em duas categorias distintas. Outra crônica de sua autoria, intitulada “O Homem Vitruviano”, foi semifinalista no certame deste ano.

Com prêmios que somam R$ 45 mil, o Prata da Casa se consolida como um dos maiores prêmios literários para crônicas, contos e poemas avulsos de todo o país. A editora gaúcha Casa Brasileira de Livros também organiza o “Pena de Ouro”, concurso literário internacional que contempla a comunidade lusófona e o “MicroConto de Ouro”, referência no gênero desde 2021.

Sobre o autor

Walter Sabella migrou do radiojornalismo para o campo jurídico em meados dos anos setenta. Ingressou no MPSP em outubro de 1979. Possui licenciatura plena em Letras Neolatinas, é ex-professor nas áreas jurídica e de Língua/Literatura, e tem obras publicadas como profissional do Direito, poeta, memorialista, cronista e contista. Em 1971, em Festival de Poesia promovido pelo Instituto Nacional do Livro, obteve o primeiro lugar, só voltando a participar de certames do gênero neste ano, ao inscrever-se no “Prata da Casa”, da Casa Brasileira de Livros.

Clique neste link para ler a premiada crônica “A Oficina”
Clique aqui para ler “O Homem Vitruviano”
Clique aqui para ler o poema “Recomeço”