icon clock Leitura 2 min

Diretoria da APMP acompanha homenagem do TJSP ao Ministro Cristiano Zanin

Colar do Mérito Judiciário foi entregue em sessão solene realizada no Palácio da Justiça

 

O Presidente em exercício da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), Francisco Antonio Gnipper Cirillo, e o 1º Tesoureiro, Pedro Eduardo de Camargo Elias, acompanharam a sessão solene de outorga do Colar do Mérito Judiciário ao Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin Martins, em solenidade nesta segunda-feira (06/10), no salão nobre Ministro Manoel da Costa Manso, no Palácio da Justiça. O Procurador-Geral de Justiça do MPSP, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, também esteve presente.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Fernando Antonio Torres Garcia; pelo Vice-Presidente do STF, Alexandre de Moraes; pelo Secretário Estadual da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; pelo Advogado-Geral da União, Jorge Messias; pelo General de Exército Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante do Comando Militar do Sudeste; e pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, João Batista Pinto Silveira.

Também fizeram parte da mesa os integrantes do Conselho Superior da Magistratura Artur Cesar Beretta da Silveira (Vice-Presidente), Francisco Eduardo Loureiro (Corregedor-Geral da Justiça), Ricardo Cintra Torres de Carvalho (Presidente da Seção de Direito Público), Heraldo de Oliveira Silva (Presidente da Seção de Direito Privado) e Adalberto José Queiroz Telles de Camargo Aranha Filho (Presidente da Seção de Direito Criminal). O Desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez foi o orador em nome do TJSP.

O colar foi entregue pelo Presidente do TJSP, Fernando Antonio Torres Garcia, ao Ministro Zanin, que estava ao lado da esposa, a Advogada Valeska Zanin Martins. Criada em 1973, essa é mais alta honraria concedida pelo Tribunal, que condecora pessoas naturais ou jurídicas por méritos e relevantes serviços à Justiça.

Cristiano Zanin Martins nasceu em Piracicaba (SP), em 1975. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), exerceu a advocacia por mais de 20 anos. Foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal em junho de 2023 e empossado em agosto do mesmo ano. Preside a Primeira Turma do STF.