icon clock Leitura 2 min

Guarda-vidas Carlos, da APMP Juréia, é retratado pelo grafiteiro Kobra em campanha de ajuda aos desabrigados

O artista colocou seu estúdio à disposição para comercializar obra que sintetiza a união de esforços pela recuperação da vila do Sahy

Artista de renome internacional, o muralista Eduardo Kobra ficou comovido com a tragédia que assolou São Sebastião e o Litoral Norte de São Paulo em fevereiro deste ano e se sentiu convocado a cooperar, por meio da arte, em nome do Instituto Kobra.

Com figuras geométricas e coloridas sobrepostas, traço característico da arte urbana de Kobra, a tela “Gratidão” representa o encontro do guarda-vidas Carlos Wirthmann, que trabalha na Sede Litorânea da APMP na Juréia, com a moradora Ingla Silva Cruz, em São Sebastião. Os dois permaneceram juntos na operação de salvamento em meio ao mar de lama que tragou a vila do Sahy naqueles dias 18 e 19 de fevereiro, quando caiu a maior chuva que se tem notícia no Litoral Norte, matando 64 pessoas e deixando 2 mil desabrigadas.

Morador de Boiçucanga e que também perdeu tudo com a chuvarada que não vai sair da memória tão cedo, Carlos conta que passou por momentos dramáticos, como o resgate do pequeno Alef, de 3 anos, com vida, no terceiro dia de busca às vítimas, em jornadas extenuantes, superiores a 12 horas seguidas.

Guarda-vidas há 14 anos, o bombeiro-socorrista Carlos também perdeu parentes e amigos na tragédia, e fala em extrema “solidariedade, vocação e respeito, nas operações de salvamento diante da quantidade de pessoas mortas, criancinhas no meio da lama, sob toneladas de escombros”, diz emocionado.

Fazendo a diferença

Sem medir esforços em ajudar o próximo, Carlos pratica o lema “faça a diferença sem olhar a quem” e afirma que ficou tocado com a homenagem recebida do artista plástico, de quem é fã confesso. Em suas redes sociais, Kobra fala que “o assunto já está fora da mídia, mas as pessoas afetadas ainda enfrentam necessidades”. Para ajudar nesta causa, a partir da pintura original, ele fez uma série limitada de impressões, assinadas digitalmente e que estão disponíveis para venda na loja do Instituto Kobra, neste link https://loja.institutokobra.com/ Parte do valor arrecadado com as vendas será revertido para ajudar as famílias afetadas.