Candidatos a deputados expõem propostas sobre a importância do serviço público no FOCAE-SP

Evento realizado no Auditório da Afresp nesta terça-feira (11/9) reuniou 16 candidatos, que levantaram a bandeira do serviço público

11 de setembro de 2018
Categoria: Geral

O Fórum Permanente das Carreiras do Estado – São Paulo (FOCAE-SP) promoveu, na manhã desta terça-feira (11/9), um encontro com 16 candidatos a deputados estaduais e federais pelo Estado de São Paulo (listados ao fim desta matéria), dando continuidade ao movimento lançado no início do mês para o fortalecimento do serviço público.

Promovido no auditório da Associação dos Agentes Fiscais e de Renda do Estado de São Paulo (Afresp), o objetivo do evento foi garantir o compromisso dos candidatos em prol dos objetivos comuns do FOCAE-SP: garantir a importância do serviço público de excelência para a população, defender o aprimoramento dos serviços prestados pelas carreiras de Estado e enfatizar a necessidade de investimento dos serviços públicos.

“Os candidatos aqui presentes têm um bom relacionamento com o serviço público e uma história de vida junto ao serviço público que passa por um momento de forte ataque de parte da imprensa”, anunciou o presidente da Afresp, Rodrigo Spada, no início do encontro. Na visão do dirigente, o esforço de todas as entidades que congregam o FOCAE-SP é de resgatar o valor do serviço público: “A sociedade clama por mais recurso público, segurança, educação, justiça e infraestrutura”.

“Precisamos fazer com que as pessoas entendam que esta defesa é a defesa da sociedade. Se nós não defendermos aquilo que é público, aquilo que é do povo, nós seremos irresponsáveis e não honraremos essa liderança eventual que exercemos. Então é com muita alegria que, em nome do Ministério Público do Estado de São Paulo, agradeço a todos. E, como disse o colega da Polícia Civil outro dia, o nosso querido presidente da Associação dos Delegados, ‘Vida longa a este movimento!'” , disse o presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), José Oswaldo Molineiro.

Em seguida, o coordenador do Fórum e presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Fernando Bartoletti, afirmou que alguns setores da mídia têm direcionado o serviço público como o grande vilão do problema econômico e financeiro do país. “Isso não é verdade. É preciso desconstruir o mito de que a redução do Estado é necessária para recuperar a economia, com a consequente redução do serviço público”, ressaltou.

Para o coordenador do FOCAE-SP, o serviço público é a essência do Estado e ele se distingue do governo, do gestor público, que é transitório. “Quanto mais fraco for o serviço público na área em que atuamos mais fácil será a disseminação da corrupção e da sonegação”, evidenciou.

Destacados os objetivos do Fórum, os candidatos a deputado federal e estadual tiveram a oportunidade de ressaltar suas bandeiras políticas no evento.

Logo em seguida, todos assinaram um documento, onde se comprometeram, se eleitos, a assumir o propósito de apoiar o serviço público, observando as seguintes diretrizes:

“1. Defender medidas para o aprimoramento dos serviços públicos visando promover o atendimento efetivo e de excelência para toda a população;

  1. Apoiar e propor emendas orçamentárias que possibilitem o preenchimento dos cargos vagos nos quadros das carreiras de Estado integrantes do FOCAE-SP;
  2. Rejeitar propostas legislativas que atentem contra atribuições e funções inerentes aos cargos das carreiras de Estado integrantes do FOCAE-SP;
  3. Defender a realização de concursos públicos, a estruturação dos equipamentos e meios bem como a capacitação permanente dos servidores públicos em atendimento ao interesse público, ampliando-se o combate à sonegação fiscal e à corrupção;
  1. Defender, na reforma da previdência, a manutenção das normas de transição existentes e que asseguram a estabilidade dos direitos previdenciários vigentes dos servidores públicos, bem como dos inativos, e de seus pensionistas;
  2. Apoiar a participação de servidores públicos das carreiras de Estado no exercício de funções estratégicas na Administração Pública.”

Participaram do encontro do FOCAE-SP os candidatos a deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PP-SP), Caio Miranda Carneiro (PSB-SP), Daro Piffer (PPL-SP), Delegado Maurício Freire (PSD-SP), Fernando Capez (PSDB), Ji Na Park “Mônica” (AVANTE-SP), José Gozze (PSB-SP), Marcus Dantas (PSL-SP), Renato Reichmann (PSDB-SP), Gilvandro Jose (PODE-SP) e Mauricio Freire (PSD-SP). Não pode comparecer, mas assinou a carta compromisso com o FOCAE-SP, o atual deputado federal, candidato à reeleição Capitão Augusto (PR-SP).

Dentre os candidatos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, participaram do evento o Coronel Camilo (PSD), Clélia Gomes (AVANTE), Kátia Torba (PHS), Pedro Kaká (PODE), Marco Vinholi (PSDB). A procuradora de Justiça, candidata a deputada estadual, Eliana Passarelli também assinou a carta compromisso.

Enviaram também representantes ao evento o deputado federal Goulart (PSD-SP), o deputado estadual Campos Machado (PTB) e o deputado estadual Carlos Cezar (PSB).

Luiza Erundina (PSOL-SP), deputada federal e candidata à reeleição, e João Gandini (PHS), candidato a deputado estadual, não comparecerem ao evento, mas se comprometeram com o projeto do FOCAE-SP. Luiza Erundina ainda enviou uma carta aos organizadores do evento. No documento, a candidata ressalta a importância do serviço público em favor da cidadania. O candidato Gandini enviou ao FOCAE-SP a carta compromisso assinada por ele.

Compuseram a mesa de trabalhos do FOCAE-SP, além de Fernando Bartoletti e Rodrigo Spada,  e do presidente da APMP, o presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp), Marcos Nusdeu; o vice-presidente da Associação dos Auditores Fiscais Tributários do Município de São Paulo (Aafitsp e Sindaf/SP), Rafael Rodrigues Aguirrezábal; o tesoureiro do Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda do Estado de São Paulo (Sinafresp), Guilherme Jacob; a diretora regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Adpf/SP), Tânia Fernanda Pereira; a diretora do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), Juliana Ribeiro; o vice-presidente da Associação dos Procuradores do Município de São Paulo, Luiz Ordas Lorido; e Mauro Silva, representando a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco). A vice-presidente da Apamagis, Vanessa Ribeiro Mateus, encerrou o evento, em nome de Fernando Bartoletti.

Clique aqui para ver todas as fotos do evento

Assista a íntegra do evento, que foi transmitido ao vivo