icon clock Leitura 2 min

Cláudio Ferraz de Alvarenga concede entrevista à APMP

‘A Associação gerou ideias, promoveu união, trabalhou muito, batalhou muito. O Ministério Público cresceu, em grande parte, pela nossa querida Associação’, disse o entrevistado

O procurador de Justiça aposentado Cláudio Ferraz de Alvarenga, ex-procurador-geral de Justiça e ex-presidente da Associação Paulista do Ministério Público (APMP), concedeu entrevista relatando, em detalhes, sua trajetória no Ministério Público de São Paulo. A matéria especial faz parte das comemorações em torno dos 80 anos de fundação da APMP.

Além do contexto político da época, foram abordados a integração nacional, a solidificação dos Grupos de Estudos, o processo de federalização, a luta pela independência do Ministério Público; na estrutura da administração: o sistema de seguros, a aquisição do plano de saúde, a viabilização da compra da sede campestre; e ainda, toda a movimentação em torno da Constituinte, a manutenção da equiparação salarial entre membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, entre outros assuntos.

A entrevista foi gravada em vídeo. O material foi dividido em três blocos: no primeiro, o início da carreira como promotor de Justiça; no segundo, a participação como presidente da Associação; e, no terceiro, a chegada à Procuradoria-Geral de Justiça.

Acerca da importância da APMP, Alvarenga destaca que “A Associação gerou ideias, promoveu união, trabalhou muito, batalhou muito. O Ministério Público cresceu, em grande parte, pela nossa querida Associação”.

Assista à entrevista: