Suécia, Portugal, Israel e Emirados Árabes participarão de webinar da APMP
Evento internacional apresentará as experiências dos países no combate ao novo coronavírus
A Associação Paulista do Ministério Público (APMP) promoverá nos dias 28 de julho e 04 de agosto, às 18h30, o webinar “Combate à pandemia de covid-19 em cada país”. O evento, dividido em dois dias, abordará as estratégias e dificuldades no combate ao novo coronavírus em Suécia, Portugal, Israel e Emirados Árabes Unidos.
O primeiro dia de webinar, 28 de julho, terá como palestrantes o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Pereira Nascimento, e o cônsul-geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi. O presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, Roberto Livianu, será o debatedor, e a abertura do evento será realizada pelo presidente da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior.
No segundo dia de webinar, 04 de agosto, será a vez do cônsul-geral da Suécia em São Paulo, Renato Pacheco e Silva Bacellar Neto, e do pesquisador econômico do Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, George Ramos, de apresentarem as experiências dos respectivos países no combate à pandemia. Os debates ficarão a cargo da professora Maristela Basso, do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), e do presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público de Portugal, António Ventinhas. A abertura do evento será realizada pelo presidente da APMP, Paulo Penteado Teixeira Junior.
Conheça os palestrantes e debatedores
Paulo Jorge Pereira Nascimento, cônsul-geral de Portugal em São Paulo, é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, admitido no Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal em 1991. Atuou na Embaixada de Portugal da cidade de Praia, em Cabo Verde, entre 1996 e 2000. Posteriormente fez parte da Delegação Permanente de Portugal junto à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris. Entre 2005 e 2009, ocupou sucessivamente os cargos de chefe de Divisão e Diretor de Serviços da Direção das Organizações Econômicas Internacionais da Direção-Geral dos Assuntos Multilaterais. Em 2008 foi nomeado chefe de Gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação. Em 2009 se tornou chefe de Missão adjunto na Embaixada de Portugal em Pequim. Entre 2012 e 2014 ocupou o cargo de vice-presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. Entre 2014 e 2018, foi embaixador de Portugal em Dacar e embaixador não-residente em Mali, Mauritânia, Gâmbia, República da Guiné, Costa do Marfim, Serra Leoa e Burquina Faso. Foi condecorado pela Grã-Cruz da Ordem do Mérito (Portugal) e é comendador da Ordem do Leão (Senegal).
Alon Lavi, cônsul-geral de Israel em São Paulo, é mestre em resolução de conflitos pela Universidade Bar Ilan – Israel, tendo exercido o cargo de vice-embaixador na Embaixada de Israel na cidade do México, entre 2016 e 2019, vice-porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Jerusalém, entre 2014 e 2016, e primeiro secretário na Embaixada de Israel em Brasília, entre 2010 e 2011. Possui formação diplomática pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel, é gestor de projetos pela Sunrise Projects – Tel Aviv e foi capitão da Força de Defesa de Israel, entre 1997 e 2001.
Renato Pacheco e Silva Bacellar Neto é cônsul-geral honorário da Suécia desde 2012 e também sócio-fundador do escritório de advocacia Pacheco Neto, Sanden e Teisseire, vice-presidente do Yingke Global Alliance, em Beijing, diretor da Alliuris, Aliança Jurídica de Cooperação Internacional em diversos países, presidente da CAE-Eurocâmaras (Câmara de Arbitragem), em São Paulo, e ex-presidente do EBO Wordwide Network asbl, em Bruxelas (2015 – 2019). Além de ter sido diretor jurídico da SwedCham (2005 – 2019), e membro do Conselho de Comércio Exterior da Dinamarca (2013 – 2018), foi condecorado por SM Rei Carl XVI Gustaf, em 2019, com a Ordem Real da Estrela Polar.
George Humberto Ramos, pesquisador econômico do Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo desde 2014, é bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui pós-graduação em História Econômica do Sul do Brasil e Países do Cone Sul, pela mesma instituição. Entre 2012 e 2014 dedicou-se ao ensino de inglês e atuou como intérprete e tradutor. Foi oficial de Cultura e Comércio na Embaixada da República Federativa do Brasil, entre 2005 e 2012. Também atuou na Universidade das Índias Ocidentais (UWI), em Trinidad e Tobago, como Instrutor de Língua Estrangeira, entre 1999 e 2004.
Maristela Basso é professora de Direito Internacional da USP, doutora em Direito Internacional e livre-docente em Direito Internacional pela USP. Integra a lista de árbitros brasileiros do Sistema de Solução de Controvérsias do Mercosul e a lista de painelistas especialistas em propriedade intelectual do Sistema de Solução de Controvérsias da Organização Mundial do Comércio. Além disso, faz parte de diversas instituições e câmaras arbitrais no Brasil e no exterior,como a CAM/CCBC, onde também exerceu o cargo de vice-presidente. Recentemente recebeu do American Biographical Institute a Golden Medal 2010 e em 2011 seu nome foi incluído no Who´s Who Legal. É também professora da Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual OMPI-WIPO Genebra e membro maior da “Inter American Bar Association”, da “The American Society of International Law”, do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro e da International Law Association.
António Ventinhas é presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público de Portugal, única associação de promotores e procuradores do país. Procurador da República, formador de magistrados nos tribunais, foi membro do Conselho Superior do Ministério Público, além de ter sido conferencista em diversos países. É uma fonte reconhecida nos meios de comunicação portugueses, sempre presente em entrevistas para TV, rádio, jornal e sites de informação, abordando questões relativas à Justiça.
Roberto Livianu é procurador de Justiça em São Paulo e integra o Ministério Público desde 1992. Há mais de 23 anos dedica-se à luta anticorrupção, publicando livros sobre o tema e criando em 2014, a fundação que hoje preside, o Instituto Não Aceito Corrupção. É comentarista da Rádio Bandeirantes e articulista dos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo e colunista semanal de Poder360 e da rádio Justiça do STF.
Data: 28 de julho e 4 de agosto – terça-feira
Horário: 18h30
Transmissão ao vivo: youtube.com/apmp_sp/live
Formulário de inscrição: https://cutt.ly/HpwVsrg
Apoio: Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, Consulado-Geral de Israel em São Paulo, Consulado-Geral da Suécia em São Paulo, Consulado-Geral dos Emirados Árabes Unidos em São Paulo, Confederação Israelita do Brasil (Conib), Congregação Israelita Paulista (CIP), Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Clube Hebraica São Paulo e Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).